Jason Reitman: o queridinho do cinema norte-americano

O cinema norte-americano é conhecido por produzir grandes talentos em todas as áreas, desde atores até diretores. Entre eles, destaca-se Jason Reitman, um jovem artista que vem conquistando o público com seu estilo marcante de fazer filmes.

Nascido em 19 de outubro de 1977, em Montreal, Canadá, Jason Reitman é filho do também diretor Ivan Reitman, conhecido por dirigir filmes como Os Caça-Fantasmas e Dave - Presidente por um Dia. Desde criança, Jason acompanhou de perto o trabalho do pai e, aos poucos, começou a mostrar interesse em seguir a mesma carreira.

Seu primeiro filme, Amor sem Escalas (Up in the Air, em inglês), foi lançado em 2009 e é considerado um marco em sua carreira. O filme, que conta a história de um homem que viaja pelos Estados Unidos demitindo pessoas, foi indicado a seis Oscars e garantiu a Reitman o status de jovem talento do cinema.

Desde então, o diretor não parou mais. Em 2011, lançou o filme Jovens Adultos (Young Adult, em inglês), que conta a história de uma escritora de livros para jovens adultos que volta à cidade em que cresceu para tentar reconquistar seu ex-namorado. No mesmo ano, Reitman dirigiu Refém da Paixão (Labor Day, em inglês), um drama romântico baseado no livro homônimo de Joyce Maynard.

Em 2014, o diretor lançou Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women & Children, em inglês), um drama que explora a relação das pessoas com a tecnologia. No elenco, estavam nomes como Adam Sandler, Emma Thompson e Jennifer Garner. No ano seguinte, Reitman dirigiu Aprendendo com a Vovó (Grandma, em inglês), um filme sobre uma adolescente que busca ajuda da avó para conseguir dinheiro para fazer um aborto.

Seus filmes se destacam pela originalidade, pelo humor sarcástico e pela profundidade na abordagem dos temas. Além disso, Reitman tem um talento especial para escolher elencos, sempre reunindo atores de primeira linha em seus projetos.

Jason Reitman é um dos favoritos do cinema norte-americano atual, com uma carreira que já acumula sete filmes e várias indicações a prêmios importantes. Com apenas 44 anos, o diretor ainda tem muito a oferecer e já é considerado um dos grandes nomes do cinema contemporâneo.